Gonçalo Guerreiro favorito ao título 2025 do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno AM|48

  • Gonçalo Guerreiro a cinco pontos de conquistar o título absoluto Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AMI48
  • João Ferreira ausente na Baja de Lagos

A Baja de Lagos, que encerra a temporada 2025 do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AMI48, será palco de todas as decisões. João Ferreira, Campeão Nacional em título e líder do campeonato com 139 pontos, não estará presente na prova algarvia deixando assim o caminho aberto para o jovem Gonçalo Guerreiro lutar pelo seu primeiro título absoluto.

Com Ferreira fora de prova, as contas do campeonato ganham um novo contorno. De acordo com o regulamento, cada piloto tem de descartar o seu pior resultado da temporada, não sendo consideradas as provas em que não participou. Assim, João Ferreira terá de descontar 22 pontos, alcançados na Baja Escuderia Castelo Branco, mantendo-se com 117 pontos válidos.

Já Gonçalo Guerreiro, que soma atualmente 115 pontos, precisa apenas de angariar 5 pontos na Baja de Lagos para atingir 118 pontos finais, o que lhe garantiria o tão ambicionado título nacional. Caso alcance esse resultado, o piloto do Polaris descartará os 2 pontos obtidos em Portalegre, o seu pior resultado da época.

Apesar de tudo indicar que o título poderá sorrir a Gonçalo Guerreiro, a emoção e a incerteza continuam a marcar o desfecho de mais uma temporada memorável do todo-o-terreno português, já que matematicamente outras possibilidades se podem levantar dependendo daquilo que cada piloto faça na exigente Baja de Lagos. Tiago Reis ocupa a terceira posição nas contas do Campeonato, Daniel Silva quarto e João Ramos quinto.

Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve a prova volta a reunir um pelotão de luxo, prometendo um fim-de-semana de competição intensa, espetáculo e celebração de mais um grande ano da modalidade. A prova terá início na sexta-feira, com a realização do Prólogo que atribuirá os primeiros 3 decisivos pontos ao vencedor. Para sábado e domingo, o clube organizador preparou um setor seletivo de aproximadamente 180 quilómetros de extensão que irá ser repetido em ambos os dias e que será, com toda a certeza, decisivo para o título de Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno AM|48.