Historic Endurance reúne grelha de sonho nos 250 km do Estoril by Powershield
Como já é tradição, a 13.ª edição dos 250 km do Estoril by Powershield encerra, em ambiente de celebração, mais uma temporada dourada do Iberian Historic Endurance, trazendo ao Autódromo do Estoril uma grelha rica em diversidade, história e prestígio. A lista de inscritos inclui 47 carros clássicos de competição - GT, protótipos e turismos - conduzidos por pilotos de várias gerações e nacionalidades, compondo um fim-de-semana marcado pela camaradagem e permanente disputa em pista no programa do Estoril Endurance Festival.
Para os entusiastas e amantes do automobilismo clássico, os 250 km do Estoril by Powershield são mais do que uma simples corrida: constituem uma celebração onde o presente e o passado do desporto automóvel se reencontram. As corridas de resistência têm o condão de reforçar relações e de estimular o trabalho de equipa, e esta prova remete-nos para o passado quando, às 15h10 de sábado, o pelotão se alinhar na recta da meta - carros junto ao muro e pilotos do lado oposto da pista - para reviver a célebre largada ao “estilo Le Mans”.
Após passagens por Spa-Francorchamps, pelo Circuito do Jarama, pelo Circuit Ricardo Tormo, pelo Autódromo do Estoril e pelo Autódromo Internacional do Algarve, a caravana do Historic Endurance fecha com chave de ouro uma temporada memorável, destinada a deixar saudades a quem fez parte dela. Oito dezenas de pilotos, representando doze nacionalidades, conduzirão este batalhão de máquinas de sonho, pertencentes a dezasseis construtores automóveis distintos, sendo que cada exemplar transporta consigo uma história, uma tradição e inúmeras horas de esforço até chegar à pista.
Pedro Bastos Rezende procurará defender as vitórias conquistadas nesta corrida em 2023 e 2024 ao volante do seu Porsche 911 3.0 RS e conseguir a proeza única de ser o primeiro piloto a vencer três edições dos 250 km do Estoril. No entanto, não será o único vencedor anterior a querer repetir o feito, pois a dupla João Mira Gomes / Nuno Afoito alinhará com o mesmo Lotus Seven que triunfou na edição de 2014, ao passo que Carlos Barbot inscreve o Merlyn MK4 com que triunfou nas edições de 2019 e 2020.
Apesar de nunca terem conseguido vencer esta prova, as seguintes equipas, que em 2025 já conquistaram vitórias, são igualmente favoritas: Bruno Duarte / Filipe Jesus, em Porsche 911 3.0 R, Paulo Lima, em Ford GT40, e o duo franco-belga Brice Pineau / Olivier Muytjens, que trocará o Ford GT40, com o qual venceu em Valência, pelo Shelby Cobra Daytona anteriormente visto na competição, estão entre os intervenientes que ambicionarão acrescentar mais uma vitória às que já arrecadaram em 2025.
A reputação dos 250 km do Estoril chegou tão longe que Masami Fujita e Kei Ando viajaram do Japão até à ponta da Europa para conduzir o seu Alfa Romeo GTA. Na lista de inscritos figuram nomes de relevo da cena internacional, como o jovem alemão Finn Gehrsitz, piloto que garantiu a primeira pole position da marca Lexus no Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC/LMGT3), que dividirá um Alfa Romeo GTAm com Henry Wegener, ou Martin Stretton, conhecido piloto inglês de clássicos, que fará equipa com o estreante Alex Collins no Ford GT40 deste. Os mais atentos notarão certamente que há três equipas com participações passadas nas 24 Horas de Le Mans: a Dorset Racing, que inscreve um Austin Mini Cooper S para Ellie Birchenhough, Nick Topliss e Richard Parsons; a ASM Team, que alinhará um Ford Escort RS1600 para Manuel Domingues; e a JWA Racing, que colocará em pista o Porsche 911 2.8 RSR de Robin Ellis.
O Historic Endurance distingue-se, em cada prova, pela disputa do Index of Performance, uma classificação especial que ultrapassa a mera ordem de chegada. Este índice avalia o desempenho de cada carro de acordo com parâmetros como a idade do veículo, a sua cilindrada e as suas especificações técnicas, de forma a nivelar a diversidade do pelotão composto por automóveis históricos de diferentes eras. Habitualmente, os carros de menor cilindrada são favorecidos, o que coloca entre os principais candidatos os vários Lotus, os Porsche 356 e 911 SWB e, inevitavelmente, o Alfa Romeos e os MINI que aparecem reforçados neste evento. O vencedor do Index of Performance receberá um relógio da marca suíça de espírito latino Cuervo y Sobrinos, simbolizando a combinação de tradição, estética e desempenho que caracteriza as corridas de clássicos no sul da Europa.
Com treinos privados na sexta-feira, 28 de Novembro, que permitirão ultimar as afinações, a qualificação, com 50 minutos de duração, disputa-se às 10h30 de sábado. A corrida, com duas horas, terá início às 15h20 de sábado.
A corrida contará com três paragens obrigatórias nas boxes, sendo da responsabilidade de cada equipa escolher em qual delas efectuará o reabastecimento. Como em qualquer verdadeira prova de resistência, a estratégia e a execução destas paragens serão decisivas para o resultado final - que coincidirá com o cair do crepúsculo - e constituem parte essencial do carisma da prova.
Para quem deseje assistir ao final dos campeonatos ao vivo, com toda a emoção que lhe é inerente, a entrada na Bancada B é gratuita. Já o acesso ao exclusivo ambiente do paddock tem um custo de 15 euros por bilhete diário, sendo o passe para todo o fim-de-semana disponibilizado por 20 euros. Ambos podem ser adquiridos antecipadamente na BOL.pt ou nas bilheteiras físicas do circuito durante o evento.
