Latvala cumpre com distinção

Jari-Matti Latvala (Toyota Celica ST185) cumpriu com distinção, na manhã deste sábado, a primeira metade da segunda e última etapa deste Historic Rally Fafe, ao ampliar a sua vantagem para o segundo classificado, Valter Pierangioli (Ford Sierra Cosworth 4x4), que é agora de 3m55,4s. Na primeira passagem pelos troços de Várzea/Cova, Queimadela/Travassós e Vila Cova, o finlandês da Toyota continuou a ser muito mais rápido que a concorrência e está cada vez mais perto de confirmar a conquista do título absoluto nesta jornada de encerramento do Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH).

Logo a abrir o dia, a dupla Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva, com o Mitsubishi Lancer Evo III, até então no sexto lugar, viu-se forçada a desistir, na sequência de um problema mecânico (transmissão) que o impediu de concluir a primeira classificativa.

O principal ponto de interesse de uma manhã solarenga e já sem chuva incidia na evolução dos tempos de Pierangioli e de Lubiak, separados por uma pequena distância, já que este último, face às melhores condições da estrada, nunca perdeu a esperança de ganhar uma posição, ficando apenas com Latvala à sua frente… Contudo, o italiano do Ford Sierra, sempre muito regular, não permitiu veleidades ao seu adversário direto. E este, por seu turno, via-se na necessidade de não levar o pé face à aproximação do francês Richard Genesca (Subaru Legacy RS).

Na Taça de Portugal de Clássicos, Rui Ribeiro (Ford Escort MK2) mantém a primeira posição, agora destacado de Armando Marques (Toyota Starlet) e de César Freitas (Ford Escort MK1).

Classificação após PEC 9

1º, Jari-Matti Latvala/Topi Luhtinen (Toyota Celica ST 185), 1h01m31,4s

2º, Valter Pierangioli/Michela Baldini (Ford Sierra RS Cosworth 4x4), a 3m55,4s

3º, Maciej Lubiak/Grzegorz Dachowski (Porsche 911 2.7 RS), a 4.06.9

4º, Richard Genesca/Florent Sompayrac (Subaru Legacy RS), a 4.22.9

5º, Jesus Ferreiro Pérez/Javier Anido (Ford Escort RS 1800), a 5.18.1

6º, Will Graham/Karen Graham (BMW E30 M3), a 6.23.9

7º, Hervé Guignard/Jean-Jacques Collinet (Alpine A 310), a 7.42.0

8º, Gregory McCormack/Rhodri Evans (Ford Escort RS 1800), a 8.03.6