Lordelo assistiu a um grande espetáculo de Trial em terras de Paredes Um espetáculo de Trial 4x4 irrepetível

A “Capital do Móvel” revestiu-se de sublimidade para celebrar mais uma edição daquela que é uma das mais emblemáticas provas trial 4x4 em Portugal. Organizada pelo Clube Trilhos do Norte, com coorganização com o Clube TT Paredes Rota dos Móveis, junta de Freguesia de Lordelo e Câmara Municipal de Paredes, a prova onde predomina o setor da madeira, foi o grande palco da penúltima prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4, reunindo os melhores pilotos nacionais da modalidade.

Desportivamente, esta ronda proporcionou um grande espetáculo de trial 4x4 com a competitividade a esgotar-se apenas no culminar das três voltas ao percurso, ou no seu tempo máximo para a conclusão da resistência, numa pista bem pensada para a competição e com uma grande diversidade de obstáculos, na sua base naturais.

Com uma elevada qualidade organizativa – os responsáveis do Clube Trilhos do Norte e promotores do CPT4x4, proporcionaram a pilotos e publico um cenário único para a prática da modalidade.

Foram dois dias em que o Campeonato Portugal Trial 4x4 animou a cidade de Lordelo, mas também todo o concelho de Paredes, não só foram lembradas pelos melhores móveis, mas também o melhor trial 4x4. No sábado a chuva ainda apareceu ofuscou o fantástico espetáculo de Trial4x4, ao invés do dia de domingo que amanheceu solarengo e trouxe outro brilho à ronda do Clube TT Paredes Rota dos Móveis.

A jornada dupla de Lordelo-Paredes, foi fértil em competitividade e diversidade na discussão dos lugares mais cimeiros nas diferentes classes em ambas as Etapas. O mais competitivo campeonato de trial 4x4, está bem e recomenda-se, como confirmou este penúltimo evento do ano, com um leque de pilotos a protagonizarem uma emocionante luta pela vitória.

Classe Super Proto: Tábô de Flávio vs Espite de Oliveira

Na Classe Super Proto, três equipas se perfilaram na linha da frente com um ritmo mais elevado e melhor eficácia na transposição dos obstáculos. Flávio Gomes e Cristiano Fernandes (Tabo Team 4x4), vencedores do prólogo, deixaram-se surpreender nas duas voltas iniciais, vindo a recuperar a liderança na derradeira volta, ao retirarem a dianteira da prova à dupla do Team MS Espite Aventura: António Oliveira/Ricardo Diamantino. Na terceira posição, Paulo Ferreira e André Estima (QTAL) não deram tréguas á dupla da frente, apenas claudicando na reta final devido á quebra da transmissão, assegurando ainda assim o derradeiro lugar do pódio. Na 2ª Etapa, mais do mesmo… até bem perto do final! Após a vitória expressiva na 1ª etapa, a dupla da “Tabo Team 4x4” voltou a assumir as rédeas da dianteira da prova que se aguentaram até bem perto do final, altura em que António Oliveira e Ricardo Diamantino (72) impôs com maior eficácia o ritmo diabólico que vinham imprimindo, ganhando no final com uma diferencia inferior a um minuto. Ao invés da etapa de sábado, Adriano Santos e Elsa Henriques (ASH Team), retificaram os problemas mecânicos Crawler, e asseguraram o derradeiro lugar do pódio. Um excelente resultado para a dupla madeirense no regresso ao continente e às provas do CPT4x4. A “QTAL” saiu de Lordelo com um resultado menos conseguido relativamente à posição do Campeonato, reduzindo a vantagem para a “Team MS Espite Aventura”. A luta pelo título fica, assim, adiada para a derradeira prova do ano, que se disputará entre 21 e 23 de novembro, em Mação. A dupla de Bragança reforçou a vantagem para tentar alvejar o título nacional.

Classe Proto: Bacelo e Euro repartem-se

Bem animada e disputada esta Classe Proto, com o regresso de João Ferreira do Euro Supermercados a fazer mossa entre os candidatos. O piloto da casa, acompanhado por Luís Valadares assumiu a liderança em ambas as etapas, perdendo a ronda de sábado já na última volta com dificuldades mecânicas no Toyota. Já no domingo, liderou da primeira à última passagem pela meta. Um triunfo que o piloto de Lordelo já alvejava à muito tempo. Luís Bacelo e Hugo Martins (Oficina Bacelo), com um andamento de grande nível conseguiram anular os problemas mecânicos no início da etapa de sábado e chegaram na frente da dupla do “Euro Supermercados”. Já no domingo não tiveram argumentos suficientes para destronar o seu principal opositor, quedando-se por um segundo lugar. Ainda assim, amealharam as pontuações máximas nas contas do campeonato, que lideram com vantagem reforçada. Outros candidatos foram perdendo espaço na luta pela vitória, com o surgir dos imponderáveis problemas mecânicos, impossibilitando a manifesta vontade de chegar ao pódio de uns e a ascensão de outras equipas a lugares de destaque. António Silva e Bruno Silva (Canelas Pneus) foram terceiros e quartos, respetivamente na primeira e segunda etapa. Resultado invertido da “MM6018/Parts4x4/Americana Papelaria”, com Miguel Maques e Ivan Silva a perderam terreno nas contas do campeonato.

Classe Extreme: Sonmovingui a dobrar

Prova superada com sucesso duplo! Que melhor resultado poderia esperar a formação da “casa”, depois do duplo triunfo na Classe Extreme. César Marques e César Tadeu (Sonmovingui76) entraram nesta jornada a todo o gás e saíram na frente do campeonato, após dois dias de domínio total em ambas as etapas. A dupla de Lordelo esta agora na frente da Classe e com vantagem na disputa do título. Depois da estreia absoluta na segunda ronda em Bragança, a “Inferninho Team JR” com João Teixeira e Fernando Pereira, assumiu-se como principal opositora à dupla da “Capital do Móvel”, repetindo a segunda posição em ambas as etapas. Filipe Ribeiro e Alexandre Santos (HelderFil) ficaram reféns de lutar por um melhor resultado que não o duplo pódio respeitante ao terceiro classificado, depois dos problemas mecânicos na segunda etapa que impediram de concluir a terceira volta. 

Classe Promoção: Estreantes e confirmações

Na Classe Promoção, Diogo Santos e Diogo Rodrigues da “Tony Antunes Automóveis” contabilizaram a pontuação máxima nas contas do campeonato e perfilam-se como principais candidatos à conquista do nacional. Na ronda de sábado dominaram de “fio a pavio”, desde o prologo à 1ª etapa conseguindo concluir as três voltas na frente de João Martins e Ricardo Martins (JM Racing Team) que terminaram na segunda posição. O derradeiro lugar do pódio ficou na posse da dupla Fernando Ferreira/Rui Martins (Sucatas Fernando), que apenas realizaram duas voltas. No domingo foram os “estreantes” este ano, Samuel Teixeira e Ivo Freitas (Auto ST4x4), a legrarem chegar na frente do restante pelotão. A dupla da “Tony Antunes Automóveis” foi segunda, na frente da (JM Racing Team).

Classe Promoção/SSV: Consagração da Reciclopeças

Nos SSV, Carlos Martins e João Pinto continuam com o mesmo espírito competitivo e emotivo, numa atuação a solo. Duas etapas muito semelhantes, devido aos problemas que afetaram a viatura, impedindo a dupla de Gondomar de completar as três voltas. Mesmo com um resultado menos conseguido, diferente das rondas anteriores, a dupla da “Reciclopeças” garantiu desde já mais um título nacional.

A caravana do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 vai agora até Mação para a derradeira jornada do CPT4x4 que se realiza nos dias 22 e 23 de novembro.