Rali anima Porto Santo

A Ilha Dourada já sente a emoção que será trazida pelo RALI PORTO SANTO, oitava e última prova do Campeonato de Ralis CORAL da Madeira que vai para a estrada este fim de semana. Com as cores da prova organizada pelo Clube Automobilístico 100 à Hora da Madeira a “vestirem” a Câmara Municipal do Porto santo, parceira do promotor nesta iniciativa, e com toda a agitação trazida pela chegada das equipas e de muitos entusiastas da modalidade, contam-se as horas até que, no final da tarde de sexta-feira, os motores soem em Vila Baleira.

Apesar de algumas viaturas de competição e outros veículos de assistência já se encontrarem na ilha, o grosso da caravana chega à Ilha Dourada amanhã à tarde numa viagem extraordinária criada pela Porto Santo Line para o efeito. Também amanhã, o centro operacional, mais uma vez no Pavilhão Multiusos do Porto Santo, será palco de verificações administrativas e técnicas iniciais facultativas, uma solução habitualmente aproveitada pelos concorrentes de forma que disponham de mais tempo no dia seguinte para reconhecimentos e as últimas afinações nas suas viaturas.

A lista com 44 inscritos do RALI PORTO SANTO apresenta uma grande qualidade pois reúne nada menos que seis equipes com viaturas Rally2, 4 Porsche 911 GT3 e uma grande quantidade de concorrentes ao volante de viaturas Rally4, vedetas no universo das duas rodas motrizes. Desse rol, para além de referências regionais como o campeão Miguel Nunes, João Silva, Miguel Caires, Artur Quintal, Rui Jorge Fernandes, todos com Rally2, evidenciam-se os continentais António Dias, num VW Polo GTi R5, e José Carlos Almeida, aos comandos de um Porsche 991 GT3.

A prova organizada pelo Clube Automobilístico 100 +a Hora da Madeira definirá o campeão de 2025 entre os utilizadores de viaturas de duas rodas motrizes entre Vasco Diogo Silva, com Renault Clio Rally4, e Sandro Teixeira, em Peugeot 208 Rally4 e palco privilegiado para a velocidade dos RGT de Paulo Mendes, Filipe Freitas e Américo Gouveia

O RALI PORTO SANTO será disputado em dois dias. Na noite de sexta-feira, 7 de novembro, o programa abre com a disputa de “Porto Santo Line”, troço cronometrado que decorre no Kartódromo do Porto Santo e será, em simultâneo, o primeiro MEMORIAL PEDRO PAIXÃO, iniciativa que visa homenagear o piloto com o mesmo nome. No dia seguinte serão cumpridas sete classificativas, dupla passagem por Serras “Coral”, ronda tripla por Golfe, percursos já conhecidos de 2024, e este ano ainda Picos, percorrido duas vezes, uma novidade desta edição.